Google revela que bloqueou 1,4 milhão de aplicativos nocivos na Play Store em 2022

Renê Fraga
2 min de leitura


O Google Play Store é frequentemente criticado por sua política de expulsar aplicativos e desenvolvedores da plataforma sem justificativa.

No entanto, a loja está constantemente aprimorando suas medidas de segurança para evitar que atores mal-intencionados entrem no mercado de aplicativos.

O que inclui o bloqueio de mais de 1,4 milhão de aplicativos que violavam as políticas de aparecerem na Play Store em 2022.

A empresa também suspendeu mais de 170 mil contas ruins e impediu US$ 2 bilhões em transações fraudulentas.

Para ajudar os desenvolvedores a cumprir políticas de privacidade mais rigorosas, o Google bloqueou 500 mil aplicativos existentes de acessar permissões sensíveis desnecessárias nos últimos três anos.

Além disso, a empresa está oferecendo um novo índice de SDK para ajudar os desenvolvedores a avaliar se incluir determinado SDK faz sentido para seus aplicativos ou se há práticas problemáticas de compartilhamento de dados.

Embora o Google ainda precise melhorar seu suporte aos desenvolvedores que são erroneamente excluídos da plataforma, as medidas de segurança aprimoradas na Play Store são uma boa notícia para os usuários de aplicativos.

Com mais de 1,4 milhão de aplicativos bloqueados em 2022, é possível que estejamos mais seguros ao usar a loja.

No entanto, é importante lembrar que a política de bloqueio pode afetar alguns desenvolvedores inocentes, e o Google precisa trabalhar em maneiras de fornecer suporte adequado a esses casos.

Via Android Police

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário