O diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, criticou o Projeto de Lei 2630/2020, que tem como objetivo combater as fake news.
De acordo com Lacerda, o projeto pode representar um retrocesso para a Internet aberta no país, limitando a inovação, a liberdade de expressão e a geração de oportunidades econômicas para todos os brasileiros.
Lacerda destacou seis pontos críticos do projeto, incluindo a proteção aos produtores de desinformação e a limitação do acesso a conteúdo.
Além disso, o diretor do Google Brasil afirmou que o texto atual do projeto arrisca a distribuição gratuita de conteúdo e dificulta o acesso ao buscador do Google ao equipará-lo com redes sociais.
O Google apoia o combate à desinformação e abusos nas redes sociais, mas defende um debate mais aprofundado sobre o projeto.
Em seu comunicado, o executivo do Google pediu a ajuda dos internautas para chamar a atenção dos deputados e promover um debate mais aprofundado sobre a proposta, utilizando a hashtag #MaisDebatePL2630.
Com a aprovação da urgência do projeto de lei em plenário pela Câmara dos Deputados, a tramitação do texto foi acelerada e dispensa a análise do mérito do texto por comissões especializadas da Casa.
Especialistas se perguntam se essa pressa pode ter consequências indesejadas para a Internet e para a liberdade de expressão no país.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!