Bill Gates prevê que chatbots de IA ensinarão crianças a ler e escrever em 18 meses

Renê Fraga
2 min de leitura

Bill Gates, cofundador da Microsoft, prevê que os chatbots de IA poderão ensinar crianças a ler e escrever de maneira tão eficaz quanto um tutor humano em 18 meses.

O rápido desenvolvimento desses sistemas tem gerado entusiasmo quanto ao seu potencial no aprendizado digital, por meio de um ensino personalizado e adaptativo.

“As IAs terão essa habilidade, de ser um tutor tão bom quanto qualquer ser humano jamais poderia”, disse Bill Gates.

No entanto, há desafios a serem enfrentados, como possíveis erros e informações equivocadas.

Os chatbots de IA podem ser um complemento aos professores em vez de uma ameaça, auxiliando no fornecimento de um aprendizado mais enriquecedor e eficaz para os alunos.

A novidade pode ajudar a tornar o ensino acessível a uma ampla variedade de alunos, nivelando o campo de jogo para aqueles que não podem pagar por um professor humano.

Embora muitos especialistas acreditem que a tecnologia de chatbots de IA será benéfica para a educação, é importante considerar que esses sistemas ainda não estão completamente desenvolvidos e podem introduzir informações incorretas.

A tecnologia ainda precisa avançar na compreensão e recriação da linguagem humana para motivar adequadamente os alunos.

Portanto, é necessário continuar a aprimorar esses sistemas para que possam proporcionar uma experiência de aprendizado mais eficaz e aprimorada, sem substituir completamente os educadores humanos.

Stage X A Conversation with Bill Gates and Jessie Woolley-Wilson | ASU+GSV 2023

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário