Flávio Dino denuncia suposta atuação do Google contra PL das Fake News

Renê Fraga
2 min de leitura

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira (1º) que acionará a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão vinculado ao ministério, para verificar uma possível prática abusiva do Google em relação ao Projeto de Lei das Fake News.

A medida foi tomada após o perfil do Twitter Sleeping Giants Brasil afirmar que as big techs estariam atuando para atacar o projeto de lei.

Imagem relacionada a Flávio Dino denuncia suposta atuação do Google contra PL das Fake News
Mensagem que foi exibida na página inicial do Google

Segundo o Sleeping Giants Brasil, o Google estaria utilizando sua própria plataforma para atacar o PL das Fake News.

Em um print divulgado na rede social, é possível ver uma página de buscas do Google com um link que afirma: “O PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”.

Ao clicar, o leitor é direcionado a uma nota da plataforma com críticas à proposta.

Em resposta às acusações, Flávio Dino afirmou que encaminhará o assunto à Senacon para análise.

“Estou encaminhando o assunto à análise da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, à vista da possibilidade de configuração de práticas abusivas das empresas”, disse o ministro.

O UOL entrou em contato com o Google em busca de uma declaração sobre o assunto, mas ainda não obteve resposta.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário