Você já ouviu falar do Finder Network, a resposta do Google ao ecossistema Find My da Apple? Se a resposta for não, saiba que isso pode mudar em breve.
De acordo com o site 9to5Google, o Finder Network pode estar cada vez mais próximo e já há informações sobre quais dispositivos Bluetooth serão suportados pelo ecossistema.
Ontem, Apple e Google anunciaram uma parceria para desenvolver um padrão da indústria para alertar as pessoas sobre tags de localização indesejadas.
A iniciativa deve ajudar a reduzir significativamente o risco de stalking por meio de AirTags e outros rastreadores Bluetooth.
Embora faça sentido para a Apple e Google se envolverem nesse projeto por serem as desenvolvedoras dos dois principais sistemas operacionais móveis, iOS e Android, a diferença é que a Apple já tem um ecossistema extenso para localizar gadgets, enquanto o Google não tem nada parecido.
Mas a novidade que mais chama a atenção é que o Finder Network será capaz de usar a conectividade Ultra Wideband (UWB) – encontrada em dispositivos como o Pixel 7 Pro, Pixel Tablet, Galaxy S23 Ultra, entre outros – para localizar com mais precisão um telefone ou rastreador perdido.
Até agora, o UWB em telefones Pixel só foi usado para fins mais mundanos, como servir como chave digital para carros.
Dados preliminares indicam que o Finder Network será compatível com tags de rastreamento de pelo menos três empresas: Pebblebee, eufy e Chipolo.
Atualmente, essas empresas já têm trackers compatíveis com o Find My da Apple, mas donos de Android precisam usar um aplicativo dedicado para localizar seus gadgets.
Mas o que mais intriga é a ausência de duas das maiores fabricantes de rastreadores, Samsung e Tile. Será que elas ainda farão parte do Finder Network?
Apesar da falta de compatibilidade, os alertas do Android ainda deverão notificar os usuários se houver trackers não suportados em seu poder.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!