Google celebra a vida do fotógrafo e ativista Corky Lee com Doodle

Renê Fraga
3 min de leitura

O Google celebra a vida e o trabalho de Corky Lee, fotógrafo, jornalista e ativista chinês-americano, cujas fotos registraram a diversidade e as nuances da comunidade asiático-pacífica americana, muitas vezes ignorada pela mídia mainstream.

Ontem, 5 de maio de 1988, o dia foi proclamado como “Corky Lee Day” em homenagem às suas contribuições ao longo da vida para as comunidades de Nova York.

Lee nasceu em Queens, na cidade de Nova York, em 5 de setembro de 1947, filho de pais imigrantes chineses. Quando ele estava na escola, aprendeu sobre a construção da ferrovia transcontinental em uma aula de estudos sociais.

Durante a lição, ele viu uma foto que celebrava a conclusão da ferrovia, mas notou a falta de representação dos milhares de trabalhadores chineses que ajudaram a construí-la.

Mais tarde, Lee compartilhou que esse evento inspirou seu trabalho na vida. Ele ensinou a si mesmo fotografia e frequentou o Queens College para estudar história.

Ao longo de sua carreira, Lee participou de protestos, comícios e manifestações, onde capturou momentos poderosos que retratavam as lutas e conquistas da comunidade asiático-pacífica americana.

Em 1975, ele fotografou o jovem sino-americano Peter Yew sendo arrastado pela polícia. Yew havia intervindo ao testemunhar um garoto de 15 anos sendo espancado pela polícia por uma suposta violação de trânsito.

Yew também foi severamente espancado no local e na delegacia antes de ser acusado de resistir à prisão e agredir um policial. Uma semana após a foto ter sido tirada, milhares de moradores de Chinatown se reuniram para protestar contra a brutalidade policial em seus bairros.

As fotos de Lee foram incluídas em inúmeras publicações como Time Magazine, The New York Times, New York Post, entre outras.

Ele também ganhou muitos prêmios por seus trabalhos, e sua vida foi retratada em filmes como Not on the Menu: Corky Lee’s Life and Work (2013) e Photographic Justice: The Corky Lee Story (2022).

Mais tarde na vida, Lee frequentemente visitava Promontory Summit em Utah para recriar a foto tirada quando a ferrovia transcontinental foi concluída.

Ele convidou vários descendentes dos trabalhadores chineses que não foram fotografados em 1869, numa tentativa de mostrar que a história dos asiático-americanos é a história americana.

Com o Doodle, o Google presta homenagem a Corky Lee, um fotógrafo e ativista cujo trabalho deixou um impacto significativo na documentação da história da comunidade asiático-pacífica americana.

Via Google

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário