Contas do Google serão excluídas após 2 anos de inatividade: o que fazer para evitar

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google anunciou hoje que a partir de dezembro de 2023, contas pessoais do Google que estiverem inativas por mais de dois anos poderão ser excluídas.

A exclusão inclui e-mails, perfis, conteúdo do Google Workspace, YouTube e Google Fotos. A medida tem como objetivo aumentar a segurança na internet, já que contas abandonadas são vulneráveis e podem ser usadas para várias ações maliciosas.

Para evitar a exclusão, é necessário fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos ou realizar algumas ações específicas enquanto estiver conectado à conta:

  • Ler ou enviar um e-mail;
  • Usar o Google Drive;
  • Assistir a um vídeo do YouTube;
  • Baixar um aplicativo na Google Play Store;
  • Usar a Busca do Google;
  • Usar o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros.

Nota: o Google Fotos, vale destacar, possui uma política de exclusão própria e precisa ser acessado independentemente.

Para configurar, acesse a área Dados e Privacidade da Conta do Google, os usuários podem selecionar a opção Seu Legado Digital para definir o que acontece quando uma conta fica inativa por um período de até 18 meses.

Entre as opções estão:

  • Enviar arquivos específicos para contatos confiáveis de sua escolha;
  • Aplicar uma resposta automática do Gmail;
  • Excluir sua conta completamente.

A exclusão de contas inativas do Google é uma medida importante para aumentar a segurança na internet e evitar ações maliciosas.

Apesar da nova regra começar a vigorar hoje, ela não afetará imediatamente os usuários. A exclusão de contas começará apenas em dezembro de 2023 e será adotada em fases, começando com contas que foram criadas e nunca mais usadas.

Antes de excluir uma conta, o Google enviará várias notificações ao longo dos meses anteriores à exclusão, tanto para o endereço de e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação (caso tenha sido fornecido).

Essa medida tem como objetivo garantir que os usuários tenham tempo suficiente para tomar medidas e evitar a exclusão de sua conta.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário