Um aroma salgado e defumado no sul da Espanha só pode significar uma coisa: é temporada de espetos. O Doodle de hoje (feito à mão com argila!) celebra o sabor do verão, um prato espanhol popular de sardinhas espetadas que são tradicionalmente assadas em madeira sobre a praia.
Neste dia, em 2006, a cidade de Málaga inaugurou uma estátua do Espetero – a pessoa que faz os espetos de sardinha – para celebrar o trabalho tradicional.

Espeto recebe seu nome da palavra espanhola espetar, que significa “espetar”. As origens do lanche remontam ao final do século XIX em Málaga, Espanha. Pescadores famintos espetavam peixes e cavavam pedaços de madeira na areia ao lado de uma fogueira para uma refeição rápida.
Com o tempo, as pessoas experimentaram fazendo espeto com pargos, robalos ou até lulas, mas as sardinhas se tornaram a escolha mais comum. Dica interna – Espetos são comidos apenas em meses sem a letra “R” em seu nome e nunca em uma segunda-feira, já que não há mercados de peixe às segundas-feiras.
Hoje, o espeto continua sendo um lanche celebrado à beira-mar, mas o trabalho de preparação mudou para barcos cheios de areia e fogueiras. Os chefs colocam seis sardinhas em um espeto, temperam com sal e grelham sobre fogo de lenha aberto.
Uma vez totalmente cozidos, as sardinhas douradas são regadas com suco de limão. As sardinhas são mais rechonchudas durante os meses de verão, o que lhes confere ainda mais sabor.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!