Nesta sexta-feira, 16 de junho, o Google emitiu um alerta de terremoto com magnitude estimada em 4,7 para a cidade de Miracatu, em São Paulo.
Vários moradores de cidades do litoral e interior do estado relataram ter sentido tremores de terra, e a Defesa Civil confirmou um abalo sísmico de mesma intensidade na região do Vale do Ribeira, com maior intensidade em Miracatu.

Dados do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também apontam um tremor de magnitude 3,9 em Itariri.
Embora abalos sísmicos na escala de 3,5 a 5,4 não costumem causar danos estruturais, eles podem assustar a população e causar danos menores em construções mais precárias.
Android Earthquake Alerts System
Telefones Android são equipados com Android Earthquake Alerts System, uma iniciativa do Google que permite que usuários de todo o mundo se tornem parte de uma rede de detecção de terremotos.
Ao usar o acelerômetro dos telefones, o sistema é capaz de detectar o movimento e enviar informações de localização aproximadas para o servidor de detecção de terremotos do Google.
Com isso, é possível verificar e corroborar se um terremoto está acontecendo em determinada área.
Ainda não está claro se o alerta foi emitido pelos próprios dispositivos. A assessoria de imprensa do Google foi procurada pelo blog para mais informações.
Atualização: Abaixo, na íntegra, a informação do Google Brasil sobre o alerta de terremoto no Brasil.
“Infraestruturas públicas de detecção e alerta de terremotos costumam ser caras e não estão disponíveis em todos os lugares onde tremores acontecem. Com o apoio de pesquisadores e especialistas e alguns anos de trabalho, desenvolvemos algoritmos e modelos para criar uma abordagem gratuita e colaborativa para detectar terremotos em todo o mundo. Em agosto de 2020 o Google criou o Sistema Android de Alertas de Terremoto, que usa tecnologia já presente nos mais de 3 bilhões de celulares Android pelo mundo para formar a maior rede de detecção de terremotos do mundo. Trata-se de um serviço gratuito que detecta terremotos em todo o mundo e alerta os demais usuários Android. O sistema usa os acelerômetros contidos na maioria dos aparelhos Android como uma espécie de mini sismômetro para detectar a vibração e a velocidade do tremor de um terremoto e alertar os usuários do Android nas áreas afetadas de acordo.
Globalmente, com exceção de alguns estados americanos, o Sistema usa dados enviados de maneira automática por dispositivos Android, de maneira crowdsourcing, para detectar terremotos. Quando um dispositivo celular detecta algo que possa configurar um terremoto, ele envia um sinal para nosso servidor de detecção de terremotos, juntamente com uma localização aproximada de onde ocorreu o tremor. Em conjunto com informações enviadas por outros aparelhos na mesma área, é possível detectar terremotos de magnitude 4.5 ou superior. Assim, os telefones detectam a vibração e a velocidade do tremor de um terremoto e alertam os usuários do Android localizados nas áreas que podem ser afetadas.
As detecções de terremotos também podem ser visualizadas na Busca do Google. Basta procurar por “Terremoto perto de mim” – se você sentiu tremores – para obter informações adicionais sobre qualquer atividade sísmica perto de você.”
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!





