Reddit discute processo complexo para remover informações pessoais do Google Search

Renê Fraga
2 min de leitura

Com a facilidade de acesso a informações pessoais na internet, proteger sua privacidade é crucial. Recentemente, um usuário do Reddit quis remover informações pessoais do Google Search.

Sua experiência e discussão subsequente com o John Mueller, do Google, destacam o processo complexo e políticas em torno das ferramentas de remoção de conteúdo do Google.

Além de analisar o conselho de Mueller, este artigo abordará os seguintes detalhes envolvidos na remoção de informações pessoais do Google: critérios usados para avaliar pedidos de remoção, o prazo típico para remoção de conteúdo e as opções disponíveis se um pedido for negado.

O usuário do Reddit descreveu sua experiência: “Eu tinha informações pessoais em um site que as publicou sem meu consentimento. O site as removeu quando pedi e, em seguida, usei a ferramenta de remoção de conteúdo do Google para remover o resultado do mecanismo de pesquisa deles. O pedido de remoção foi aprovado. No entanto, quando usei a ferramenta de remoção de imagem do Google para uma foto que fazia parte do post removido, meu pedido foi negado”.

Mueller respondeu: “Eu suspeito que a imagem possa ter tido vários URLs que a mostraram, então é possível que esteja apenas mostrando com um endereço ligeiramente diferente agora. Nesse caso, basta enviar o URL que está usando atualmente. Acho que você pode clicar com o botão direito e usar ‘copiar link’ da pesquisa e enviar isso com a ferramenta”.

Embora haja uma solução fácil, nem sempre é assim. Aqui estão mais informações sobre os processos e políticas para remover informações pessoais do Google Search.

O Google reconhece que alguns tipos de informações pessoais postadas on-line podem causar problemas graves, como roubo de identidade ou fraude. Para ajudar com isso, o Google torna possível solicitar a remoção em certos casos.

O tipo de informação elegível para remoção inclui contas bancárias, números de cartão de crédito, imagens de assinaturas manuscritas, registros altamente pessoais (como registros médicos) e informações de contato pessoais.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário