O Doodle do Google de hoje homenageia a ativista dos direitos humanos indígena argentina, Amancay Diana Sacayán.
Neste dia, em 2012, Sacayán se tornou a primeira mulher transgênero argentina a receber um cartão de identidade nacional que afirmava seu gênero.

A ilustração do Doodle, criada pelo artista convidado Juan Dellacha, de Buenos Aires, retrata Sacayán como uma ativista alegre cuja persistência, apesar de toda a violência que sofreu ao longo de sua vida, deixou um grande legado.
Orgulhosa descendente do povo Diaguita, Sacayán nasceu em Tucumán, Argentina, em 31 de dezembro de 1975. Ela e seus 15 irmãos mudaram-se para Buenos Aires, onde passaria a maior parte de sua vida.
Sacayán gostava da escola até que foi expulsa por se assumir como transgênero. Ela enfrentou perseguição policial rapidamente e foi presa várias vezes por sua escolha de roupas e identidade trans.
Sacayán lutou incansavelmente pelos direitos LGBTQ+ durante sua vida. Ela esteve envolvida com muitos grupos ativistas, notavelmente como membro do Frente Nacional por La Ley de Identidad de Género e líder da Associação Internacional de Lésbicas, Gays e Bissexuais.
Ela fundou o Movimiento Antidiscriminatorio de Liberación (Movimento de Libertação Antidiscriminatória), dedicado a melhorar os direitos humanos para a comunidade queer, focando na inclusão em escolas, locais de trabalho e hospitais.
Hoje, graças ao seu ativismo, as pessoas trans podem ter seus nomes e gênero respeitados quando acessam cuidados de saúde.
1% dos funcionários do setor público de Buenos Aires são da comunidade trans, graças à Lei de Cotas de Trabalho Trans que Sacayán promoveu.
Essa lei foi expandida para o nível nacional em 2020, mas, tragicamente, Sacayán não estava por perto para vê-la.
Ela foi morta em um crime de ódio em 2015, e seu assassino é considerado a primeira pessoa na Argentina a ser condenada por um crime de ódio contra a comunidade trans.
Sua resiliência e realizações continuam a inspirar. Ela persuadiu o setor público a incluir pessoas trans, defendeu que hospitais usem os nomes corretos das pessoas e deu o exemplo sendo a primeira pessoa trans legalmente reconhecida em seu país.
Obrigado por dedicar sua vida para melhorar drasticamente os direitos trans, Amancay Diana Sacayán.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!