Google nega acusações de uso ilegal de dados em processo milionário

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google está enfrentando acusações de uso ilegal de conteúdo protegido por direitos autorais e roubo de informações pessoais de milhões de americanos para treinar seus produtos de inteligência artificial.

O processo foi movido oito indivíduos em San Francisco, que afirmam representar milhões de usuários afetados.

Se considerada culpada de violar as leis federais de privacidade e proteção do consumidor, a empresa pode ter que pagar pelo menos US$ 5 bilhões em danos.

Se alegações de uso ilegal de conteúdo e dados estão sendo usados ​​para desenvolver produtos de inteligência artificial, isso pode se tornar um problema para os profissionais de marketing que estão sendo incentivados a adotar a IA e outras tecnologias em suas estratégias.

A ação judicial acusa o Google de roubo de conteúdo digital criado, bem como o uso desse conteúdo para treinar seus produtos de IA, incluindo seu chatbot, Bard.

Um dos reclamantes acusou a empresa de copiar um livro que eles escreveram na íntegra para treinar o Bard.

Eles solicitam ao Google que permita que os usuários optem por não participar de sua “coleta ilegal de dados” e que a empresa apague seu catálogo existente de dados.

O Google negou as acusações, afirmando que utiliza dados de fontes públicas para treinar seus modelos de IA de forma responsável e de acordo com seus princípios de IA.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário