Google encerra suporte ao operador de busca relacionada: entenda o que muda na busca

Renê Fraga
1 min de leitura

O operador de busca relacionada, uma ferramenta especial de busca em que o Google pode dizer quais outros sites estão relacionados a outro, não será mais suportado pelo Google.

Danny Sullivan, responsável pela área de busca do Google, confirmou via Twitter que o operador de busca relacionada está sendo descontinuado, dizendo: “Não tem funcionado muito bem há algum tempo, já que em alguns casos as informações estavam desatualizadas”.

O operador de busca relacionada permitia que você digitasse na caixa de pesquisa do Google, por exemplo, [related: https://www.google.com/] e o Google retornaria sites relacionados a essa URL.

A ajuda antiga do Google dizia: “O Google determina a relação entre URLs comparando vários fatores, como as entidades mencionadas na página e a categoria geral da página”.

Embora ainda esteja retornando resultados, o Google confirmou que o operador de busca relacionada será encerrado, e Sullivan acrescentou que pode haver outras maneiras de mostrar esse tipo de informação no futuro.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário