Genesis: a ferramenta de IA do Google que pode escrever notícias

Renê Fraga
1 min de leitura

O Google está testando uma ferramenta de inteligência artificial chamada Genesis, que tem a capacidade de escrever notícias.

A ferramenta, que foi apresentada como uma “ajudante” aos jornalistas, não como uma substituta, utiliza a tecnologia de IA para absorver informações sobre eventos atuais e criar notícias.

A empresa já teria apresentado a ferramenta ao veículos americanos de notícias, o New York Times, Washington Post e à News Corp, proprietária do Wall Street Journal.

De acordo com o buscador, o Genesis, que está em seus estágios iniciais, pode ajudar os jornalistas a criar títulos e diferentes estilos de escrita.

A empresa enfatizou que a tecnologia não tem a intenção de substituir jornalistas, mas sim, fornecer assistência.

“Essas ferramentas não pretendem substituir o papel que os jornalistas têm na reportagem, criação e verificação de fatos de seus artigos”, disse um porta-voz.

“Nosso objetivo é dar aos jornalistas a opção de usar essas tecnologias emergentes de uma forma que melhore seu trabalho e produtividade, assim como estamos disponibilizando ferramentas assistivas para as pessoas no Gmail e no Google Docs”.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário