O sistema de alerta de terremotos do Android, implementado globalmente em 2021, falhou ao enviar notificações para os tremores iniciais do terremoto de 7,8 graus que atingiu a Turquia em fevereiro de 2023, segundo relatório da BBC.
O sistema funciona por meio dos sensores dos telefones Android, que detectam terremotos antes que seus efeitos possam ser sentidos, fornecendo alguns segundos de aviso antes do início do tremor.
No entanto, centenas de pessoas entrevistadas na Turquia afirmaram que não receberam nenhum aviso do Google em seus telefones Android durante o terremoto.
O mercado de smartphones na Turquia é composto por cerca de 80% de telefones Android. Usuários do Android no país entrevistados afirmam que os alertas simplesmente não chegaram neste caso.
O líder de produto do Android para alertas de terremotos, Micah Berman, afirmou que a empresa está “confiante de que o sistema funcionou corretamente” e enviou alertas antes do primeiro e maior terremoto.
No entanto, a BBC diz que o Google não apresentou provas para sustentar a afirmação, além de citar postagens em redes sociais.
O terremoto de fevereiro na Turquia foi um dos mais devastadores da memória recente, com quase 60 mil mortes, muitas das quais causadas pelo desabamento de edifícios.
Especialistas estão pedindo ao Google que seja mais transparente sobre “como funciona e quão bem funciona” o sistema de alerta de terremotos no Android.
Alerta de terremoto do Android funcionou no Brasil
Vale ressaltar que o sistema de alerta de terremotos do Google funcionou corretamente no Brasil, emitindo um alerta para a cidade de Miracatu, em São Paulo, em junho deste ano.
Embora a magnitude do tremor tenha sido relativamente baixa, a emissão do alerta demonstra a eficácia do sistema em detectar e alertar sobre terremotos em tempo hábil.
Android Earthquake Alerts System
Telefones Android são equipados com Android Earthquake Alerts System, uma iniciativa do Google que permite que usuários de todo o mundo se tornem parte de uma rede de detecção de terremotos.
Ao usar o acelerômetro dos telefones, o sistema é capaz de detectar o movimento e enviar informações de localização aproximadas para o servidor de detecção de terremotos do Google.
Com isso, é possível verificar e corroborar se um terremoto está acontecendo em determinada área.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!