Google Collections é usado por hackers para espalhar phishing de Barbie e Oppenheimer

Renê Fraga
1 min de leitura

Hackers estão usando a ferramenta Google Collections, que permite aos usuários salvar links, imagens e vídeos e compartilhá-los com outros, para espalhar ataques de phishing e roubar informações sensíveis.

De acordo com um relatório da Checkpoint, os hackers estão escondendo links maliciosos dentro de sites legítimos para enganar os usuários a fornecer suas credenciais.

Pesquisadores em segurança cibernética da Kaspersky também descobriram que golpistas estão usando o burburinho em torno dos aguardados lançamentos de filmes da Barbie e Oppenheimer para atrair usuários para golpes de phishing e roubar seu dinheiro e informações sensíveis.

Segundo o relatório, os hackers estão usando e-mails para coletar credenciais de usuários e estão direcionando usuários finais com técnicas de engenharia social e BEC 3.0. O Google teria sido informado sobre essa pesquisa em 5 de julho.

Para identificar esses e-mails fraudulentos, é importante verificar a parte inferior da página do Google, que diz: “Este conteúdo não é criado nem endossado pelo Google”.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário