O RISC-V, uma alternativa de código aberto ao ARM e x86, recebeu um grande impulso através da parceria entre Google e Qualcomm.
O objetivo é desenvolver uma plataforma “Snapdragon Wear RISC-V” que irá potencializar as futuras soluções do Wear OS.
A Qualcomm, conhecida por suas plataformas de chips, destaca que o RISC-V oferece a vantagem de ser uma arquitetura de conjunto de instruções de código aberto.
Desta forma, qualquer empresa poderia desenvolver núcleos personalizados, enquanto a flexibilidade e escalabilidade do RISC-V beneficiam toda a cadeia de valor, desde fornecedores de silício até OEMs, dispositivos finais e consumidores.
A parceria entre Google e Qualcomm representa um marco importante para trazer CPUs compatíveis com RISC-V para o ecossistema Android. O Wear OS foi escolhido como ponto de partida para essa iniciativa.
O trabalho conjunto já está em andamento, mas a data de lançamento comercial da solução vestível baseada em RISC-V será divulgada posteriormente. O objetivo é garantir a disponibilidade de aplicativos e um ecossistema de software robusto para o RISC-V.
Bjorn Kilburn, gerente geral do Wear OS do Google, expressou entusiasmo com a parceria, destacando a Qualcomm como um pilar do ecossistema Wear OS.
“A Qualcomm Technologies tem sido um pilar do ecossistema Wear OS, fornecendo sistemas de alto desempenho e baixo consumo de energia para muitos de nossos parceiros OEM”, disse.
“Estamos entusiasmados em ampliar nosso trabalho com a Qualcomm Technologies e trazer ao mercado uma solução vestível RISC-V.”
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!