Alta velocidade e baixa interferência: Google celebra avanço com o espectro de rede de 6GHz

Renê Fraga
2 min de leitura

A FCC, conhecida como a Anatel nos Estados Unidos, abriu um novo espectro de rede de 6GHz, o que pode trazer benefícios significativos para o Google.

Essa atualização permitirá o uso de dispositivos de baixa potência para transmissões sem fio rápidas e praticamente sem interferências em curtas distâncias.

Logo após o anúncio, o Google, em tom entusiasmado, publicou um post sugerindo que poderá adicionar recursos aprimorados de transferência de dados ponto a ponto em seus dispositivos.

“A banda de 6 GHz tornou-se crítica para o futuro da conectividade sem fio. A votação de hoje da FCC é uma vitória para os usuários do Pixel e para os consumidores americanos, já que esta banda agora estará disponível para comunicação WiFi ponto a ponto de alta velocidade. Agradecemos à FCC por sua liderança”, disse o buscador.

Anteriormente, apenas algumas partes da banda de 6GHz estavam disponíveis para conexões Wi-Fi de alta velocidade, mas muitos outros casos de uso interessantes não estavam licenciados pela FCC.

Agora, as novas regras da Comissão autorizam operações de baixa potência nas partes específicas da banda, totalizando 850 megahertz de espectro.

Essa atualização permitirá a realização de operações em níveis de potência significativamente mais baixos, tanto em ambientes internos quanto externos, sem a necessidade de um sistema de coordenação de frequência.

Isso significa, por exemplo, caminho para aplicações avançadas de realidade aumentada e virtual, sensores vestíveis, dispositivos de Internet das Coisas e muito mais.

Além disso, pode resultar em velocidades de transferência significativamente maiores do que as oferecidas pelos cabos USB 2.0 ou 3.0, além de superar as limitações de algumas redes Wi-Fi antigas.

A nova tecnologia pode ainda ser explorada pelo Google em seu projeto de óculos de realidade aumentada, conhecido como Projeto Iris, oferecendo uma experiência aprimorada para os usuários.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário