Google Chrome expõe informações de engajamento dos usuários

Renê Fraga
2 min de leitura

Um recente relatório trouxe preocupações sobre o vazamento de informações de engajamento de sites no Google Chrome.

De acordo com os pesquisadores, os sites visitados podem ter acesso a essas informações, principalmente através do recurso de Lookalike Warnings do Chrome.

Esse recurso é projetado para alertar os usuários quando eles digitam errado o nome de um site e estão prestes a visitar um domínio semelhante.

Os sites podem aproveitar essa situação para medir o engajamento dos usuários, abrindo domínios que se assemelham aos sites populares.

“Isso é feito por meio da abertura de uma nova janela do navegador, que requer interação do usuário. No entanto, é possível redirecionar essa janela pop-up para diferentes locais e testar vários sites.

“Qualquer site pode iniciar a navegação abrindo uma nova janela do navegador com o site de detecção. Esta ação requer interação do usuário, como clicar em um botão; caso contrário, o navegador bloqueará a janela pop-up. No entanto, uma única janela pop-up pode ser reutilizada para testar vários sites, já que pode redirecionar repetidamente a janela pop-up para locais diferentes”, diz a publicação.

É importante ressaltar que o que os sites fazem com essas informações é de responsabilidade deles. O que pode variar desde a exibição de anúncios direcionados até atividades maliciosas.

Infelizmente, não há uma opção para desativar a coleta de dados de engajamento nos navegadores baseados no Chromium, como o Google Chrome.

A alternativa é que os usuários excluam regularmente o histórico de navegação para limpar os dados de engajamento.

Embora esse vazamento de informações não seja amplamente utilizado para ataques ou rastreamento, a possibilidade de tal incidente é preocupante.

Para visualizar o seu Site Engagement no Chrome, digite chrome://site-engagement/ na barra de endereço.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário