Especialista do Google oferece dicas para melhorar a velocidade de sites no PageSpeed Insights

Renê Fraga
2 min de leitura

Um tópico de discussão no Reddit contou com a participação de John Mueller, um especialista em busca do Google, que ofereceu orientações sobre como otimizar o desempenho de um site e destacou os desafios de obter pontuações mais altas no PageSpeed Insights (PSI) do Google.

Na discussão, um usuário relatou que, mesmo após reduzir consideravelmente o tamanho de imagens e vídeos, não obteve uma melhoria significativa nas pontuações do PSI, como esperado.

Embora as imagens tenham sido comprimidas em 90% e os vídeos em 80%, não houve mudança perceptível na avaliação de velocidade do site pelo PSI.

O PSI é um serviço gratuito fornecido pelo Google para avaliar a velocidade de carregamento de páginas da web. Ele analisa vários elementos, como imagens, scripts e código, para gerar uma pontuação de 0 a 100 e oferecer recomendações para melhorar o desempenho.

Devido à importância da velocidade de carregamento das páginas para a otimização de mecanismos de busca (SEO) e a experiência do usuário, muitos profissionais se esforçam para obter uma pontuação alta no PSI.

Para melhorar as pontuações do PSI, Mueller recomenda a realização de testes para determinar o impacto de elementos individuais no site.

Ele sugere a criação de uma página de teste separada, excluída dos resultados de pesquisa, onde será possível simplificar os elementos e analisar seu desempenho isoladamente.

Caso a página de teste não demonstre a mesma pontuação obtida nas páginas ativas do site, Mueller aconselha a remoção seletiva de elementos já otimizados de uma cópia da página real, a fim de focar nas melhorias necessárias para os problemas restantes.

É importante ressaltar que, caso a velocidade da página já esteja dentro de parâmetros aceitáveis, pode não ser necessário realizar um trabalho extenso adicional. No entanto, Mueller não especificou quais são esses parâmetros.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário