Amazon planeja substituir o Android por novo sistema operacional em dispositivos Fire TV

Renê Fraga
2 min de leitura

A Amazon planeja substituir o sistema operacional Android por um novo sistema chamado “Vega” em seus dispositivos Fire TV, de acordo com relatos recentes.

A empresa tem utilizado versões modificadas do Android para alimentar seus produtos há anos, mas agora parece estar buscando uma abordagem diferente, desenvolvendo um sistema operacional próprio.

A Amazon construiu a maior parte de seu hardware, incluindo o Fire Tablet e o Fire TV, com base no Android, fazendo modificações no sistema para evitar a utilização dos serviços do Google e personalizando-o de acordo com suas necessidades.

No entanto, a interface visual do software é bastante diferente de outros dispositivos Android, e a Amazon geralmente fica para trás em relação às versões mais recentes do sistema operacional, com seus tablets mais recentes ainda rodando o Android 11.

A Amazon vem trabalhando em um sistema operacional interno chamado “Vega” desde 2017 com centenas de pessoas envolvidas no desenvolvimento do projeto, e a maior parte do trabalho já foi concluída.

O “Vega” é um sistema operacional baseado em Linux, com foco na web, que substituiria o Android nos dispositivos Fire TV. Os aplicativos seriam desenvolvidos em Javascript usando o React Native e seriam compatíveis tanto com o novo sistema “Vega” quanto com outros dispositivos.

O “Vega” já está em fase de testes nos dispositivos Fire TV, e há planos para a Amazon lançar novos dispositivos com o novo sistema operacional já no início do próximo ano.

Ainda não está claro se essa mudança também se aplicará aos tablets Fire da Amazon, que dependem mais de aplicativos nativos do Android, mas é uma opção viável para os dispositivos Echo da empresa e até mesmo para sistemas de entretenimento automotivo.

Essa transição é um passo significativo para a Amazon, permitindo que a empresa tenha um maior controle e personalização de seus dispositivos.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário