Calor recorde no Brasil: Como proteger seu telefone Android contra superaquecimento

Renê Fraga
3 min de leitura

O Brasil está enfrentando temperaturas recordes, e nesse calor intenso, é importante tomar medidas para manter seu telefone Android resfriado.

O superaquecimento do telefone é algo que você deseja evitar, pois pode impactar o desempenho do dispositivo, degradar a bateria e até mesmo causar danos permanentes ao telefone (e a qualquer coisa próxima a ele).

Comece conhecendo a temperatura de operação segura do seu telefone, informações que o fabricante deve disponibilizar em algum lugar na web.

Para Android e iPhones, a faixa segura é entre 0ºC e 35ºC. Essa informação lhe dará uma ideia de quão quente é muito quente.

Esteja atento a cenários em que o telefone pode superaquecer, como durante a transmissão ou gravação de vídeos, enquanto está sendo carregado, especialmente carregamento sem fio, ou ao usar aplicativos ou jogos que exigem muito do processador do telefone. À medida que os dispositivos envelhecem, esses problemas tendem a piorar.

Manter o telefone em ambientes adequadamente refrigerados e ventilados é um bom ponto de partida. Se você precisar levar o telefone para um prédio quente ou para um dia ensolarado, mantenha-o na sombra o máximo possível e certifique-se de que haja espaço suficiente para a circulação de ar ao redor dele.

Use o bom senso: por exemplo, não deixe-o dentro de um carro em um dia quente. Durante o carregamento, mantenha o telefone longe da janela e em uma parte fresca do ambiente.

Diminua a atividade do telefone ao máximo quando ele estiver superaquecendo, fechando os aplicativos em execução e considerando colocá-lo no modo avião. Mover o telefone para um local mais fresco e sombreado assim que possível também é recomendado.

Outras dicas úteis incluem ainda manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados, usar carregadores e cabos aprovados oficialmente para o seu telefone e remover a capa do telefone se ele estiver superaquecendo.

Além disso, se o seu telefone está superaquecendo persistentemente, mesmo em dias mais frescos, pode haver um problema, como uma bateria com defeito.

Nesse caso, é recomendável entrar em contato com uma assistência técnica ou o fabricante para que o problema possa ser corrigido antes que ocorram danos maiores.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário