Yandex, o “Google da Rússia”, está à venda

Renê Fraga
1 min de leitura

A empresa holandesa Yandex N.V. está planejando vender seu motor de busca e todos os seus outros ativos russos em uma negociação estimada entre $5 bilhões e $6 bilhões, de acordo com a Reuters.

A venda poderá ocorrer já em dezembro, com a possibilidade de vender 100% de seus ativos russos ou manter opções de participação.

A reestruturação planejada pela Yandex NV visa recuperar fundos para os acionistas, com a venda de suas principais operações de geração de receita na Rússia, como o motor de busca e serviços de compartilhamento de viagens.

Após a venda, a empresa planeja desenvolver quatro outras linhas de negócios internacionalmente. A Yandex também domina a publicidade online na Rússia.

A empresa enfrenta turbulências desde a invasão russa na Ucrânia em fevereiro de 2022, mas ainda mantém uma participação de mercado de busca de 65,95% na Rússia (apenas 1,83% globalmente) em outubro, de acordo com o StatCounter.

Muitas vezes referida como o “Google da Rússia”, a Yandex era uma das poucas empresas russas com potencial para se tornar um negócio global.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário