O Google está empenhado em enfrentar os desafios das mudanças climáticas no Brasil e apresentou soluções inovadoras para combater esse problema crescente.
Por meio de suas tecnologias avançadas e iniciativas sustentáveis, a gigante de Mountain View busca desempenhar um papel ativo na redução do impacto ambiental e na construção de um futuro mais resiliente.
Durante o evento “Sustentabilidade com o Google – Cidades”, realizado em São Paulo, foram destacadas algumas das principais iniciativas da empresa.
Uma delas é o projeto Green Light, que utiliza inteligência artificial para otimizar o tráfego urbano e reduzir as emissões de CO2.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a coordenação inteligente dos semáforos resultou em uma redução significativa nas paradas dos veículos e nas emissões de carbono nos cruzamentos.
“Os resultados da adoção do Green Light são promissores. Números iniciais indicam que, nas cidades onde a iniciativa está ativa, há um potencial de reduzir as paradas dos veículos em 30% e as emissões nos cruzamentos em mais de 10%. Isso pode ajudar as pessoas a economizar combustível e reduzir as emissões em até 30 milhões de viagens de carro por mês”.
Google
Outra solução apresentada é o Environmental Insights Explorer (EIE), uma plataforma que combina inteligência artificial e imagens aéreas para identificar e medir as fontes de emissões de gases poluentes nas cidades.
Em parceria com o Centro de Operações do Rio (COR-Rio), o Google fornecerá informações valiosas para a elaboração de estratégias e planos climáticos, auxiliando na redução das emissões de gases de efeito estufa.
“Quando combinamos informações de qualidade com o poder da IA, podemos transformar a forma como tomamos decisões sobre sustentabilidade. Com o EIE, queremos ajudar cidades como o Rio de Janeiro a elaborar planos climáticos e estratégias baseadas em insights sobre como a cidade emite CO2.”
Ivan Patriota, líder de parcerias para Google Maps na América Latina
Além disso, o Google está engajado em fornecer alertas de previsão de inundações em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
Utilizando inteligência artificial, esses alertas têm ajudado comunidades e indivíduos a se prepararem para situações de risco, proporcionando informações precisas sobre o nível das águas dos rios e previsões de cheias.
“Até novembro de 2023, o recurso permitiu o envio de mais de 2 milhões de notificações de celular com previsão de enchentes ribeirinhas e mais de 250 alertas foram disponibilizados na Busca e no Google Maps, impactando mais de 9 milhões de pessoas no Brasil. Até o final deste ano, o Google irá expandir a previsão de enchentes ribeirinhas para mais 40 localidades (38 novas cidades)”.
Google
A empresa também está incentivando práticas sustentáveis nas empresas brasileiras por meio da plataforma Impact ESG!.
Com essa iniciativa, o Google busca promover a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança, levando em consideração a importância da sustentabilidade e da responsabilidade social.
O Google afirma estar comprometido em combater as mudanças climáticas no Brasil e está utilizando sua expertise em tecnologia e inovação para desenvolver soluções eficazes.
“Por meio de tecnologias, como a inteligência artificial, queremos continuar conectando as pessoas a informações confiáveis e ajudar governos, parceiros e empresas a alcançarem suas próprias metas de sustentabilidade. Criar um futuro mais sustentável depende de uma ação conjunta de todos nós.”
Fábio Coelho, presidente do Google Brasil
Com suas iniciativas, a empresa visa não apenas reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas também promover a conscientização e a adoção de práticas sustentáveis em todas as áreas da sociedade.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!