Google Chrome prepara lançamento do recurso de organização de guias com IA

Renê Fraga
3 min de leitura

O Google Chrome está dando os toques finais em um novo recurso que promete revolucionar a forma como os usuários gerenciam suas guias de navegação.

Com o uso da tecnologia de Inteligência Artificial (IA), o navegador está se preparando para lançar uma funcionalidade avançada de organização de guias.

O especialista em Chrome, Leopeva64, compartilhou uma nova animação de carregamento relacionada a esse recurso em uma plataforma de mídia social. A animação se alinha com outras opções de IA encontradas no Google Search.

Ao acessar o menu de contexto com o botão direito do mouse, será exibida uma interface de alternância de guias com uma janela de organização de guias aberta.

A animação sugere fortemente que a IA estará em ação durante o processo de organização.

Vale ressaltar que o recurso de organização de guias impulsionado por IA ainda não foi lançado oficialmente e está atualmente disponível apenas por meio de configurações de desenvolvedor.

Embora Leopeva64 ainda não tenha obtido resultados ao testar a opção, é provável que o Google precise ativar alguns recursos adicionais do servidor. No momento, uma mensagem de aviso informa que a organização de guias não está disponível.

Além disso, foi observado que o Google Chrome está trabalhando em uma nova seção de configurações “Avançadas” com um URL que sugere o uso de IA.

Essa seção já conta com três entradas identificadas, incluindo um auxiliar de preenchimento automático, um menu de contexto para agrupamento de guias e uma galeria de temas expandida.

Enquanto a segunda opção permite a ativação ou desativação da organização de guias baseada em IA, a galeria de temas expandida oferecerá opções adicionais de personalização, incluindo possíveis wallpapers gerados por IA, seguindo o exemplo dos telefones Pixel no Android 14.

O auxiliar de preenchimento automático visa melhorar a experiência de preenchimento de campos, tornando-a mais eficiente.

Embora ainda não esteja claro se recursos semelhantes serão implementados no Chrome para Android, é evidente que o Google está comprometido em aprimorar a experiência de navegação dos usuários por meio da IA.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário