Google testa mover a barra de pesquisa para o rodapé do Android

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google está realizando um teste em seu aplicativo de busca, movendo a barra de pesquisa para uma nova posição no rodapé da tela.

Essa mudança visa facilitar o acesso e a usabilidade, especialmente em smartphones com telas maiores. Ao invés de ficar no topo, a barra de pesquisa agora é encontrada logo acima da barra de navegação.

Imagem relacionada a Google testa mover a barra de pesquisa para o rodapé do Android

Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento e não esteja ativada por padrão, os usuários podem experimentar a nova posição ativando uma configuração oculta no aplicativo.

Uma vez ativada, a barra de pesquisa aparece tanto na página inicial do Google quanto na interface de busca. Os demais elementos, como filtros de pesquisa, seções diferentes e configurações da conta, permanecem no topo da tela.

Essa mudança foi descoberta na versão mais recente do aplicativo do Google, a 14.48.26.29.arm64, porém, ainda não está claro se será implementada para todos os usuários.

Especula-se que o Google esteja conduzindo um teste com um pequeno grupo de usuários beta para avaliar a eficácia e a aceitação dessa nova posição da barra de pesquisa.

Essa não é a primeira vez que o Google experimenta uma navegação no rodapé. No passado, a empresa testou diferentes iterações dessa abordagem no Chrome para Android, mas acabou descontinuando o experimento.

No entanto, outros navegadores, como o Firefox, já adotaram o design de navegação no rodapé, permitindo que os usuários escolham sua preferência entre o topo e o rodapé.

Embora essa mudança possa trazer benefícios em termos de usabilidade, é importante lembrar que os usuários já possuem uma opção para evitar esticar o polegar até o topo da tela.

Ao estar na guia de pesquisa, basta tocar novamente no botão de pesquisa no rodapé para abrir o teclado e inserir um novo termo de busca.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário