Google Drive: Como restaurar arquivos perdidos após a correção de bug

Renê Fraga
4 min de leitura

O Google lançou uma atualização para corrigir uma falha que causou o desaparecimento de arquivos no Google Drive. A empresa identificou o problema como afetando apenas uma parcela pequena de usuários na versão 84 do aplicativo e disponibilizou a versão 85.0.13.0 com a correção.

No entanto, os usuários precisarão tomar medidas manuais para tentar restaurar seus arquivos.

De acordo com uma publicação no Centro de Ajuda do Google Drive, a falha impactou arquivos locais que ainda não haviam sido sincronizados com a nuvem.

A postagem esclareceu que as alterações feitas nos arquivos e que já haviam sido sincronizadas e visíveis no aplicativo móvel do Drive ou na interface web não foram afetadas.

Relatos anteriores indicaram que alguns usuários relataram a perda de dados de até quatro anos, portanto, não está claro se a correção resolverá todas as preocupações dos usuários.

Após atualizar o aplicativo Google Drive para desktop, é possível seguir as etapas a seguir para tentar recuperar os dados perdidos.

Como utilizar a ferramenta de recuperação de dados do Google Drive:

  1. Verifique se o aplicativo Google Drive para desktop está em execução e aberto.
  2. Clique no ícone do Google Drive para desktop na barra de menu ou na bandeja do sistema, dependendo do seu sistema operacional.
  3. Mantenha pressionada a tecla Shift e clique em Configurações.
  4. Clique no botão “Recuperar de backups”.
  5. Você receberá uma notificação informando se a recuperação foi iniciada ou se nenhum backup foi encontrado.
  6. Se a recuperação for bem-sucedida, os arquivos recuperados estarão disponíveis em uma nova pasta chamada “Google Drive Recovery” em sua área de trabalho. No entanto, pode ocorrer um erro de espaço insuficiente no disco, sendo necessário liberar espaço e executar novamente a ferramenta de recuperação.

Caso a ferramenta de recuperação não seja capaz de restaurar os arquivos perdidos, o Google recomenda que os usuários enviem um feedback através do aplicativo, utilizando a hashtag #DFD84.

A empresa também orienta os usuários a não fazerem logout do aplicativo Google Drive para desktop ou a modificarem a pasta de dados do aplicativo, pois isso poderia causar problemas adicionais na recuperação dos dados.

Embora a ferramenta de recuperação possa funcionar para a maioria dos usuários, essa situação serve como um lembrete sobre a importância da redundância dos dados locais.

A falha foi relatada por um usuário em 22 de novembro, e o Google só disponibilizou a correção na terça-feira, 5 de dezembro. Isso significa que os usuários afetados ficaram sem acesso aos seus dados por várias semanas.

Dependendo da importância dos arquivos perdidos, essa falha poderia ter consequências significativas.

Agora, resta aguardar para ver se essa correção soluciona o problema para todos os usuários afetados. Se você notar que alguns dos seus arquivos do Google Drive desapareceram recentemente, experimente seguir as etapas mencionadas acima e nos informe se funcionaram para você.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário