Google enfrenta novo problema de perda de dados no Google Drive

Renê Fraga
3 min de leitura

O Google está enfrentando um novo problema relacionado à perda de dados no Google Drive. Essa é a segunda vez nos últimos meses que a empresa se depara com uma situação semelhante.

Dessa vez, a plataforma está apresentando um comportamento preocupante, resultando no desaparecimento de arquivos para alguns usuários.

Apesar de o Google ter reconhecido o problema e anunciado uma suposta solução, o Ars Technica diz que a empresa não parece abordar adequadamente a gravidade da situação.

O problema está sendo descrito como uma “questão de sincronização” nas versões 84.0.0.0 a 84.0.4.0 do aplicativo desktop do Google Drive.

No entanto, relatos de usuários indicam que a perda de dados vai além da falta de sincronização, envolvendo até mesmo a completa ausência de documentos e planilhas.

A complexidade do Google Drive, que oferece várias opções de sincronização de arquivos, dificulta a compreensão e o diagnóstico do problema.

Um dos modos de sincronização suspeito é o “file streaming”, que armazena os arquivos na nuvem, removendo-os do computador e deixando apenas um link para acesso.

Embora uma questão de sincronização possa explicar a remoção dos arquivos do computador antes do envio para a nuvem, isso não justifica o desaparecimento dos arquivos da web.

Até o momento, o Google não forneceu uma explicação clara sobre o que causou o problema nem como ele foi resolvido.

As instruções de recuperação fornecidas pela empresa mencionam algumas opções, como o uso de uma interface secreta no aplicativo desktop do Google Drive na versão 85.0.13.0 ou superior.

Além disso, há a sugestão de recuperação por meio da linha de comando. No entanto, o Google não detalhou completamente o funcionamento desses métodos.

A resposta do Google em relação a essa situação tem sido alvo de críticas por parte dos usuários.

Ao restringir as discussões nos fóruns da comunidade do Google Drive e rotular novos tópicos como “duplicados”, a empresa limita a possibilidade de diagnóstico e dificulta a comunicação de soluções.

Muitos usuários também relatam que as supostas soluções fornecidas pelo Google não estão funcionando, e poucos afirmam ter conseguido recuperar os arquivos perdidos.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário