Google celebra Elizabeth Hastings, defensora dos direitos das pessoas com deficiência

Renê Fraga
3 min de leitura

No dia de hoje, o Doodle do Google presta homenagem a Elizabeth Hastings, defensora dos direitos das pessoas com deficiência, nascida na Inglaterra e radicada na Austrália, que se tornou a primeira Comissária de Discriminação por Deficiência da Austrália.

Elizabeth contraiu poliomielite quando era bebê e, desde cedo, precisou utilizar dispositivos de mobilidade, começando por um aparelho construído por seu pai. Essa invenção permitiu que Elizabeth fosse e voltasse da escola com o auxílio de outras pessoas.

Sua família se mudou para a Austrália quando ela tinha oito anos, onde ela frequentou o ensino médio antes de estudar psicologia na Universidade de Melbourne.

Após se formar em 1971, ela trabalhou como psicóloga antes de encontrar sua vocação no ativismo, que se tornou evidente durante uma conferência na qual ela discursou em 1978. Pouco antes de sua apresentação, uma pessoa sem deficiência discursou longamente em nome da comunidade de pessoas com deficiência.

Em reação a isso, Elizabeth compartilhou sua frustração em seu discurso, discutindo como era irritante ser tratada com condescendência. Ao ouvir aplausos intensos e ver membros da plateia emocionados, ela percebeu que poderia fazer a diferença ao advogar pelos direitos das pessoas com deficiência.

Elizabeth percorreu o país ao longo dos anos 80, falando sobre suas experiências pessoais e recomendando leis de inclusão para várias instituições.

Ela ajudou a planejar o Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, em 1981, e participou de diversos comitês relacionados a questões de deficiência, incluindo o capítulo de Victoria da Disabled People’s International e a Women With Disabilities Australia.

Em 1993, Elizabeth foi nomeada a primeira Comissária de Discriminação por Deficiência do país e trabalhou para promover e administrar a nova Lei de Discriminação por Deficiência.

Essa lei é fundamental e abrange áreas como regulamentações de construção e padrões de transporte público, o que trouxe mudanças profundas na capacidade das pessoas com deficiência de viver de forma independente. Ela também lutou contra a esterilização forçada de pessoas com deficiência e continuou a derrubar barreiras para muitos australianos.

Ao longo de sua vida, Elizabeth Hastings ensinou o que ela chama de “população ainda não deficiente” sobre a importância da inclusão e da garantia de que as pessoas com deficiência tenham plenos direitos e acesso a oportunidades.

A cada pessoa que passa a entender a deficiência como uma parte normal da condição humana, o legado de Elizabeth Hastings perdura.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário