Google reorganiza equipes responsáveis pelos dispositivos Pixel, Nest e Fitbit

Renê Fraga
3 min de leitura

O Google está passando por uma reorganização em suas equipes de Dispositivos e Serviços responsáveis pelos produtos Pixel, Nest e Fitbit.

Essa mudança estratégica foi anunciada aos funcionários e confirmada pelo Google em um comunicado aos nossos colegas do 9to5Google.

Anteriormente, as divisões Pixel, Nest e Fitbit operavam com equipes independentes e distintas para lidar com diferentes aspectos, como design, engenharia de hardware, software e interface do usuário.

No entanto, o Google está adotando um modelo de organização funcional, onde haverá uma única equipe responsável pela engenharia de hardware em todos os produtos Pixel, Nest e Fitbit, sob a liderança de um único líder.

Essa reorganização tem como objetivo promover uma maior unificação nos produtos oferecidos pela empresa em diferentes formatos.

Embora a equipe responsável pelos telefones Pixel deva permanecer em grande parte inalterada, espera-se que a mudança resulte em uma abordagem mais integrada no desenvolvimento de dispositivos domésticos inteligentes e vestíveis.

Como parte dessa reestruturação, os cofundadores da Fitbit, James Park e Eric Friedman, bem como outros líderes da empresa, estão deixando o Google.

A aquisição da Fitbit pelo Google em 2021 trouxe Park como vice-presidente e gerente geral da Fitbit, e ele esteve envolvido no lançamento de dispositivos como o Pixel Watch. No entanto, com a reorganização em andamento, essas saídas fazem parte das mudanças internas.

Embora a reorganização traga a eliminação de alguns cargos nas equipes de Dispositivos e Serviços, a maioria das reduções ocorre na equipe de hardware de realidade aumentada de primeira linha.

O que pode sugerir que o Google está abandonando o desenvolvimento de seu próprio hardware de AR e concentrando-se em parcerias com fabricantes de equipamentos originais.

Os funcionários afetados terão a oportunidade de se candidatar a outras vagas dentro da empresa, e o Google está oferecendo suporte nesse processo.

Em nota oficial, o Google reafirma seu compromisso com as iniciativas de realidade aumentada, destacando recursos existentes em produtos como Lens e Maps, bem como parcerias estratégicas.

Embora estejam ocorrendo mudanças internas, a empresa mantém-se dedicada a fornecer experiências de AR em seus produtos e a explorar novas possibilidades por meio de parcerias.

“Algumas centenas de funções estão sendo eliminadas na DSPA, com a maioria dos impactos na equipe de hardware 1P AR. Embora estejamos fazendo mudanças em nossa equipe de hardware de AR 1P, o Google continua profundamente comprometido com outras iniciativas de AR, como experiências de AR em nossos produtos e parcerias de produtos”.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário