Android resgata os widgets da tela de bloqueio após uma década, mas apenas em dispositivos de tela grande

Renê Fraga
2 min de leitura

O Android está trazendo de volta os widgets na tela de bloqueio, algo que não era visto desde os primeiros anos da plataforma.

Essa funcionalidade ressurgiu graças à recente descoberta de um novo espaço “comunal” no Android, acessível deslizando a partir do lado direito da tela de bloqueio.

Nesse espaço, os usuários podem adicionar widgets específicos do Android, como o Google app, Calendário e Relógio, para exibição rápida e prática de informações. No entanto, há uma ressalva: essa novidade estará disponível apenas em dispositivos de tela grande.

Imagem relacionada a Android resgata os widgets da tela de bloqueio após uma década, mas apenas em dispositivos de tela grande

Enquanto os widgets na tela de bloqueio ganharam popularidade nos últimos anos, graças à introdução limitada de widgets no iOS pela Apple, o Android já permitia que os usuários personalizassem a tela de bloqueio com qualquer widget no início dos anos 2010.

Porém, essa funcionalidade foi removida em 2014, com o lançamento do Android 5.0.

Embora a volta dos widgets na tela de bloqueio seja um desenvolvimento para os fãs nostálgicos do Android, é importante ressaltar que essa novidade está em estágio inicial.

As capturas de tela mostram que os widgets aparecem na tela de bloqueio sem a necessidade de desbloquear o dispositivo, mas ainda não apresentam uma formatação otimizada.

No momento, essa funcionalidade está praticamente restrita ao tablet Google Pixel.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário