Google Chrome está recebendo um novo aviso legal na janela anônima

Renê Fraga
3 min de leitura

O Google Chrome está passando por atualizações e preparando um novo aviso legal para a janela anônima, também conhecida como modo anônimo.

Recentemente, uma ação judicial questionou a clareza das informações fornecidas pelo Chrome sobre o modo anônimo, levando o Google a concordar em resolver o processo.

Agora, a empresa está trabalhando em uma revisão do aviso legal para esclarecer o funcionamento dessa funcionalidade.

O modo anônimo do Google Chrome funciona como nos demais navegadores modernos, oferecendo uma navegação privada.

Ao ativá-lo, o navegador não salva informações localmente e exclui o histórico de navegação e os dados de rastreamento assim que a janela é fechada.

No entanto, algumas pessoas interpretaram o modo anônimo como uma maneira de navegar na web sem deixar nenhum rastro, tanto no computador local quanto nos sites visitados.

O Chrome já deixava claro, a cada nova janela anônima aberta, que outras pessoas que usassem o mesmo dispositivo não veriam a atividade do usuário, mas downloads, favoritos e itens da lista de leitura seriam salvos.

No entanto, a ação judicial alegava que o Google não deixava claro que seus próprios sites ainda poderiam rastrear os usuários que estavam no modo anônimo. O Google concordou em resolver o processo, embora os termos do acordo não tenham sido divulgados.

Para evitar problemas semelhantes no futuro, o Google está trabalhando em um novo aviso legal para a página do modo anônimo no Chrome. A mudança foi observada na versão de testes do Chrome chamada Chrome Canary e apresenta o seguinte texto atualizado:

“Outras pessoas que usam este dispositivo não verão sua atividade, permitindo que você navegue com mais privacidade. No entanto, isso não afetará a coleta de dados pelos sites visitados e pelos serviços que eles utilizam, incluindo o Google. Downloads, favoritos e itens da lista de leitura serão salvos.”

Essa atualização do aviso legal indica que em breve veremos essa mudança implementada na versão estável do Chrome. Essa medida visa esclarecer o funcionamento do modo anônimo e fornecer aos usuários informações mais precisas sobre a privacidade de suas atividades de navegação.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário