Microsoft encerra desenvolvimento do WordPad após 28 anos

Renê Fraga
2 min de leitura

A Microsoft está encerrando um aplicativo de longa data do seu sistema operacional proprietário.

A gigante da tecnologia lançou uma nova versão de teste do Windows 11 Canary, que notavelmente não inclui o editor de texto WordPad.

Depois de 28 anos de presença constante nos sistemas operacionais da Microsoft, o WordPad está sendo descontinuado.

A empresa classificou o aplicativo como um “recurso legado” e afirmou que ele não será mais desenvolvido nem incluído em versões futuras do Windows 11.

A nova versão de teste do Windows 11 Canary está disponível apenas para membros do programa de testes Windows Insiders, mas as mudanças em breve estarão disponíveis para todos os usuários.

De acordo com a nota do desenvolvedor, “a partir desta versão, os aplicativos WordPad e Pessoas não serão mais instalados em uma instalação limpa do sistema operacional.

Em uma versão futura, o WordPad será removido durante a atualização e não poderá ser reinstalado. O WordPad é considerado um recurso legado do Windows.”

O WordPad foi introduzido como sucessor do Microsoft Write há 28 anos, como parte do lançamento do Windows 95.

Desde então, tem sido uma presença constante em todas as versões do Windows, oferecendo recursos básicos de edição de texto e suporte a formatos populares como RTF, DOC e ODT.

Agora, a Microsoft recomenda que os usuários utilizem o Microsoft Word para documentos de texto formatados, como .doc e .rtf, e o Bloco de Notas para documentos de texto simples, como .txt.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário