Google lança MusicFX e TextFX: Ferramentas de geração musical e letras com IA

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google está expandindo seus investimentos em tecnologia de inteligência artificial para criar novas músicas e letras.

A empresa lançou o MusicFX, uma atualização do MusicLM, uma ferramenta de geração musical lançada no ano passado.

O MusicFX permite que os usuários insiram um prompt de texto para descrever a música que desejam criar, é capaz de criar melodias de até 70 segundos de duração e loops musicais, oferecendo uma geração de música mais rápida e de maior qualidade, segundo o Google.

Imagem relacionada a Google lança MusicFX e TextFX: Ferramentas de geração musical e letras com IA

Uma nova adição são as sugestões de palavras alternativas nos prompts, que oferecem opções de gênero musical relacionadas.

Além disso, o MusicFX fornece recomendações adicionais de descrições relevantes, instrumentos e tempos musicais, incluindo sugestões de palavras alternativas nos prompts, que oferecem opções de gênero musical relacionadas.

O MusicFX apresenta amostras de músicas que têm uma qualidade sonora decente, mas que podem ser consideradas um tanto monótonas e sem inspiração.

Algumas faixas geradas podem soar como amostras MIDI baratas. No entanto, a ferramenta está em constante aprimoramento e oferece possibilidades interessantes para a criação musical.

Além do MusicFX, o Google também lançou o TextFX, uma ferramenta de geração de letras.

Desenvolvida em colaboração com o artista de rap e produtor musical Lupe Fiasco, o TextFX é alimentado pelo modelo de IA PaLM 2 e oferece módulos projetados para auxiliar no processo de escrita de letras.

Imagem relacionada a Google lança MusicFX e TextFX: Ferramentas de geração musical e letras com IA

Embora o TextFX precise ser explorado e revisado com cuidado, ele pode ser uma ferramenta útil para letristas e escritores em geral.

Ambas as ferramentas do Google, MusicFX e TextFX, estão disponíveis no AI Test Kitchen para que os usuários possam experimentar e explorar o potencial criativo da inteligência artificial na música e na escrita de letras.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário