Meizu deixa de produzir smartphones Android para se dedicar totalmente à IA

Renê Fraga
2 min de leitura

A Meizu anunciou que não fabricará mais smartphones Android “tradicionais”, pois está se concentrando totalmente em inteligência artificial (IA).

Com mais de uma década de experiência no mercado, a Meizu ganhou destaque por suas ideias inovadoras, embora nem sempre bem-sucedidas.

Em 2019, por exemplo, a empresa lançou um dispositivo sem porta de carregamento ou botões, o que resultou em um fracasso retumbante. Apesar de ainda vender smartphones atualmente, a Meizu não é um grande player em mercados significativos.

No entanto, em um comunicado divulgado recentemente, a Meizu revelou uma mudança estratégica importante. A empresa está se dedicando completamente à IA e encerrando os projetos de smartphones Android “tradicionais”.

Ainda não está claro se a Meizu deixará de fabricar telefones, mas o vídeo de anúncio menciona projetos como o Humane AI Pin e o Rabbit R1, indicando que a empresa está focando em formatos alternativos.

Além disso, o vídeo detalha que o trabalho no FlymeOS, a interface personalizada da Meizu baseada em Android, será direcionado para o desenvolvimento de dispositivos terminais de IA.

A Meizu afirma que lançará um “novo sistema operacional móvel” centrado em IA ainda este ano, juntamente com um novo produto de hardware que será lançado posteriormente.

A série Meizu 20, lançada no ano passado, será o último lançamento “tradicional” de smartphones Android da empresa, e não há planos para uma série Meizu 21.

A Meizu se compromete a continuar oferecendo suporte para seus telefones na China, mas não há informações sobre como isso afetará os clientes internacionais.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário