O que o Google fez de errado na geração de imagens do Gemini?

Renê Fraga
1 min de leitura

O Google desativou a geração de imagens de pessoas no Gemini após críticas sobre sua precisão histórica. A empresa identificou dois problemas principais:

1. Ajuste inadequado

O Google ajustou o Gemini para garantir que ele mostrasse uma variedade de pessoas. No entanto, esse ajuste não considerou casos em que uma variedade não era apropriada, como prompts que solicitavam imagens de pessoas de um determinado grupo cultural ou histórico.

2. Cautela excessiva

Com o tempo, o Gemini se tornou muito mais cauteloso do que o pretendido. Ele começou a se recusar a responder a certos prompts completamente, mesmo que fossem anódinos e não solicitassem imagens ofensivas ou imprecisas.

Esses problemas levaram o Gemini a “compensar demais em alguns casos e ser muito conservador em outros”. O que resultou em imagens que eram imprecisas, embaraçosas ou até ofensivas.

O Google reconheceu esses erros e está trabalhando para melhorar o Gemini antes de reativar o recurso de geração de imagens de pessoas.

A empresa também está conduzindo testes extensivos para garantir que o Gemini seja mais preciso e menos cauteloso no futuro.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário