O Google está pagando alguns editores de notícias independentes para publicar artigos gerados por IA em seus sites.
O programa, parte da Google News Initiative, visa ajudar “editores com poucos recursos” a produzir “conteúdo agregado” a partir de dados fornecidos por outras fontes.
De acordo com um relatório da AdWeek, o Google firmou um acordo com alguns editores independentes para publicar artigos gerados por IA em seus sites.
O acordo inclui o fornecimento de dados analíticos e feedback sobre esses artigos, além de “um volume fixo de conteúdo por 12 meses”.
Os editores também receberão pagamentos mensais do Google, que podem chegar a mais de US$ 10.000 por ano em alguns casos.
A ferramenta de IA permite que os usuários obtenham resumos gerados por IA de postagens de sites externos, que podem ser editados ou publicados imediatamente após serem verificados por um editor humano.
O acordo do Google exige três desses artigos por dia, um boletim informativo por semana e uma campanha de marketing por mês.
Embora existam preocupações sobre o uso indevido dessas ferramentas, o Google afirma que a ferramenta experimental está sendo projetada com responsabilidade para ajudar pequenos editores locais a produzir jornalismo de alta qualidade usando conteúdo factual de fontes de dados públicas.
A gigante de Mountain View também negou que as ferramentas “republique o trabalho de outros veículos”. A empresa afirma que a ferramenta visa ajudar jornalistas em seu trabalho, não substituí-los.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!