Apple negocia com o Google para trazer o Gemini como IA no iPhone

Renê Fraga
2 min de leitura

Segundo informações do Bloomberg (via 9to5Google), a Apple está em negociações avançadas com o Google para licenciar o Gemini, um conjunto de modelos de IA generativa, a fim de impulsionar novos recursos no software do iPhone ainda este ano.

Além disso, a Apple também tem conversado com a OpenAI, responsável pelas capacidades de IA da Microsoft. A parceria em vista tem como foco específico a IA generativa baseada em nuvem, com exemplos citados como geração de texto e imagens.

Ao mesmo tempo, a Apple está desenvolvendo seus próprios modelos de IA no dispositivo para a próxima versão do iOS 18. As discussões estão em andamento e ainda não está claro como o acordo de IA será nomeado.

Essa parceria representaria uma expansão significativa da relação já existente entre as duas empresas, que atualmente é baseada no mecanismo de busca padrão.

Olhando para o restante da indústria, o Google anunciou uma parceria com a Samsung em fevereiro para utilizar o Gemini nos recursos de resumo nos aplicativos de notas, gravação de voz e teclado do Galaxy S24.

Além disso, a Samsung está utilizando o Imagen 2 text-to-image diffusion para um recurso de edição generativa no aplicativo de galeria de fotos. Todos esses recursos requerem processamento em servidor, mas a Samsung também está utilizando uma versão do Gemini no dispositivo.

O Gemini está disponível em três versões, sendo a Pro a mais utilizada em aplicativos próprios e de terceiros. O Gemini 1.0 Pro é responsável pela versão gratuita do gemini.google.com, enquanto o 1.0 Ultra é utilizado na versão paga do Gemini Advanced.

Ainda, segundo a Bloomberg, não se espera que um acordo seja anunciado até a WWDC em junho, e a Apple está considerando tanto a OpenAI quanto múltiplos provedores como possibilidades.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário