Android 14 e 15 bloqueiam aplicativos desatualizados para proteger os usuários

Renê Fraga
1 min de leitura

O Google está empenhado em proteger os usuários de aplicativos desatualizados que podem conter vulnerabilidades de segurança.

Desde o ano passado, a Play Store começou a ocultar aplicativos antigos dos usuários, dificultando sua localização. No entanto, os usuários ainda podiam fazer o sideload de aplicativos Android fora da Play Store.

A partir do Android 14, o próprio sistema operacional começou a bloquear os usuários de fazer sideload de aplicativos criados para versões muito antigas do Android.

Isso ocorre porque os desenvolvedores mal-intencionados costumavam criar aplicativos que tinham como alvo versões mais antigas do Android para evitar recursos de segurança mais recentes.

O Android 15 pode aumentar ainda mais o limite da versão do SDK, o que significa que os usuários serão protegidos de aplicativos ainda mais desatualizados.

Uma decisão importante do Google porque os aplicativos desatualizados podem conter vulnerabilidades de segurança que podem ser exploradas por hackers para roubar informações pessoais ou danificar dispositivos.

Além disso, ao bloquear aplicativos desatualizados, a gigante de Mountain View está incentivando os desenvolvedores a manter seus aplicativos atualizados.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário