As atualizações do Android podem não trazer mais mudanças radicais, mas as pequenas melhorias nos bastidores fazem a diferença.
O Android 15 traz um novo recurso que visa proteger seus dados de localização, mesmo das operadoras de celular.
As operadoras têm acesso constante à sua localização, o que pode ser usado para rastreá-lo, identificar onde você mora ou exibir anúncios direcionados.
Embora você possa negar o acesso à localização para aplicativos e sites, bloquear o acesso das operadoras não é tão simples.
O Android 15 introduz uma nova camada de privacidade de localização que permite que as empresas de hardware celular neguem solicitações de localização das operadoras para usos não emergenciais.
A novidade pode evitar que dispositivos “stingray”, que imitam redes celulares genuínas, forcem seu telefone a se conectar e compartilhar dados, incluindo sua localização.
No entanto, é importante observar que essa nova camada não é um manto de anonimato. As operadoras ainda podem identificar seu dispositivo por seu identificador celular exclusivo e ver as torres de rede às quais você está conectado.
Isso, combinado com dados de intensidade de sinal e ângulo de conexão, ainda permite a triangulação de uma localização aproximada.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!