Chrome usa aprendizado de máquina para melhorar sugestões na barra de endereços

Renê Fraga
2 min de leitura

Navegar na web está prestes a ficar ainda mais fácil com o Chrome, pois o Google atualizou a barra de endereços do navegador, também conhecida como Omnibox, para desktops Windows, Mac e ChromeOS.

A grande novidade é a integração do aprendizado de máquina, que promete tornar as sugestões de sites mais precisas e relevantes para cada usuário.

Antes da atualização, o Chrome usava um sistema baseado em regras manuais que, embora funcionasse, era difícil de ser atualizado e adaptado a novas situações.

Agora, com o aprendizado de máquina, o navegador se torna mais inteligente e aprende com os hábitos de cada usuário.

Desta maneira, a Omnibox poderá sugerir sites que você realmente deseja acessar, com base em seu histórico de navegação, preferências e até mesmo o momento do dia.

Um dos exemplos de como o aprendizado de máquina está aprimorando as sugestões é o critério de “tempo desde a última navegação”.

Antigamente, quanto menos tempo passasse desde que você acessou um site, maior era a chance dele ser sugerido novamente.

No entanto, o novo sistema identificou que, em muitos casos, um usuário pode acessar um site por engano e logo em seguida voltar para a barra de endereços em busca do site correto.

Nesses casos, o aprendizado de máquina garante que o site acessado por engano não seja sugerido novamente, evitando frustrações.

A integração do aprendizado de máquina na Omnibox é apenas o começo de uma série de inovações que o Google tem em mente para tornar a navegação na web ainda mais eficiente e prazerosa.

A equipe do Chrome está explorando diversas possibilidades, como o treinamento de modelos especializados para diferentes tipos de usuários, como usuários de dispositivos móveis, empresas e instituições de ensino.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário