Google confirma ter removido páginas de sites sem qualquer aviso

Renê Fraga
1 min de leitura

Você notou um grande número de páginas do seu site sumindo dos resultados de pesquisa do Google em fevereiro? Isso pode não ter sido coincidência.

Gary Illyes, do Google, confirmou em meados de abril que um “grande volume de URLs” foi removido do índice de busca da empresa nesse período.

O motivo? Uma simples mudança na “percepção do site” pelo Google. Illyes explicou que fatores como qualidade geral do conteúdo podem influenciar a quantidade de páginas rastreadas pelo Google, mas não necessariamente indexadas (e consequentemente mostradas nos resultados de busca).

Mas nem tudo está perdido! O aviso de “rastreado, mas não indexado” no Search Console do Google nem sempre significa baixa qualidade.

Na maioria dos casos, aponta para questões técnicas do seu site. O importante é ficar atento e investigar as causas.

Lembrando que, em fevereiro, houve relatos de diversos profissionais de SEO notando a queda de páginas do seus sites nos resultados de busca.

A confirmação de Illyes pode esclarecer o que aconteceu com muitos deles.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário