‘Web’: novo filtro do Google prioriza resultados em links de texto

Renê Fraga
2 min de leitura

Em meio a uma grande reformulação do Google Search para a era da IA, incluindo resultados organizados por inteligência artificial e “AI Overviews”, o Google anunciou uma novidade que vai agradar aqueles que sentem falta dos clássicos links azuis.

A partir de agora, a plataforma de buscas disponibiliza um filtro específico para exibir resultados somente em formato de texto.

Batizado de “Web”, o novo filtro funcionará de maneira similar às opções já existentes para imagens, vídeos, notícias ou compras. Ele aparecerá no topo da página de resultados ou como parte da opção “Mais”, dependendo da pesquisa realizada.

Imagem relacionada a 'Web': novo filtro do Google prioriza resultados em links de texto

Segundo o Google, o lançamento é uma forma de atender a um público que ainda prefere resultados baseados em links para páginas da web, especialmente para consultas que buscam documentos longos em formato de texto, situações com acesso limitado à internet ou simplesmente usuários que preferem resultados textuais separados dos recursos de pesquisa mais modernos.

A implementação também leva em conta o dispositivo utilizado: em celulares, o filtro “Web” será exibido por padrão, enquanto em desktops o Google priorizará os filtros mais relevantes para a pesquisa específica.

A novidade deve gerar discussões, principalmente entre a comunidade de SEO, acostumada a otimizar links para alcançar as primeiras posições nas buscas.

Além disso, a mudança indica uma mudança no foco Google: a pesquisa pode não estar necessariamente atrelada a links para sites.

As respostas buscadas pelos usuários podem vir de outras formas de conteúdo, ou até mesmo de respostas baseadas em IA, com fontes citadas para quem desejar se aprofundar.

Resta saber como os sites, que em sua maioria dependem de cliques e tráfego, poderão sobreviver a esta nova era da Busca.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário