O Google anunciou durante o evento Google for Brasil a implementação de novas funcionalidades de segurança no Android, priorizando o público brasileiro.
As ferramentas, ainda em fase de testes (beta), visam combater o roubo de celulares e fraudes online, oferecendo aos usuários uma experiência mais segura e confiável.
Uma das principais novidades é a inteligência artificial (IA) para detecção de roubo. Através de sinais coletados pelo dispositivo, o sistema identifica movimentos bruscos e repentinos, característicos de um furto.
Imediatamente, segundo explicou o Google, a tela do aparelho é bloqueada, impedindo o acesso indevido a arquivos e aplicativos.
Outra medida importante é o “Bloqueio remoto simplificado“. Em caso de perda ou roubo, o usuário poderá bloquear a tela do celular remotamente, mesmo sem lembrar da senha da Conta Google.
Através de uma página dedicada e inserindo apenas o número do telefone, será possível realizar o bloqueio e ter tempo para recuperar os detalhes da conta e acessar opções mais robustas no “Encontre Meu Dispositivo”.
Para celulares roubados que são desconectados da internet para dificultar a localização, o “Bloqueio de dispositivo offline” entra em ação.
Após um período sem acesso à rede, a tela do aparelho é automaticamente bloqueada, impedindo o uso do dispositivo.
Google Play Protect será aprimorado
O Google Play Protect, ferramenta que já varre o dispositivo em busca de ameaças, será aprimorado no Brasil.

A partir do final de junho, a versão “aprimorada” bloqueará a instalação de aplicativos baixados fora da Google Play Store que solicitem permissões sensíveis, como acesso a mensagens SMS, notificações e dados de acessibilidade.
A nova versão do Google Play Protect no Brasil chega a partir do fim do mês de junho e será ampliado de modo gradual ao longo dos próximos meses em dispositivos Android com Google Play Services.
“Garantir uma experiência segura e confiável no Android é uma das principais prioridades do Google. Acreditamos que este piloto no Brasil ajudará nossos usuários a evitar tentativas de fraude e golpes que prejudicam sua experiência online todos os dias”, diz Eugene Liderman, diretor de Estratégia de Segurança de Android.
“À medida que continuamos a tornar sua experiência em dispositivos Android mais segura, vamos acompanhar de perto os resultados do piloto para avaliar seu impacto e fazer ajustes conforme necessário. Também continuaremos a trabalhar com outros parceiros do ecossistema, pois a colaboração profunda da indústria e a educação conjunta do usuário são essenciais para combater essa ameaça em evolução.”
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!