Desenvolvedor roda Linux diretamente do Google Drive

Renê Fraga
2 min de leitura

Imagina ligar um computador sem nenhum armazenamento interno? É exatamente isso que, Ersei, estudante de ciência da computação na Purdue e desenvolvedora open-source, que aceitou o desafio de inicializar o Linux direto da nuvem do Google Drive.

Tudo começou quando um amigo contou que conseguiu fazer o Linux rodar a partir de um Sistema de Arquivos de Rede (NFS). Ele, então, precisava inventar algo ainda mais ambicioso. Numa loucura total, decidiu tentar inicializar o Linux a partir do Google Drive.

Com experiência com desenvolvimento de software Linux, usou o FUSE, um programa que funciona como driver de sistema de arquivos.

A ideia era que, durante o processo típico de inicialização do Linux, um disco RAM baseado em sistema de arquivos FUSE fosse usado para servir aplicativos essenciais, binários do sistema operacional e de rede, transformando o sonho de inicializar do Google Drive em realidade.

Depois de muito ajuste e correção, chegou a hora de tentar inicializar a partir do Google Drive em um hardware real. Para isso, um laptop reserva sem nenhum armazenamento interno foi acoplado para servir de cobaia.

Apenas algumas modificações foram necessárias na migração do desenvolvimento em máquina virtual: o driver Ethernet correto, configurações de exibição e rede, tudo integrado em um único arquivo EFI (Extensible Firmware Interface).

Embora iniciar o Linux do Google Drive ainda seja muito lento, a sensação de realizar algo assim deve ser indescritível para esses desenvolvedores que buscam se destacar.

Redes e boot por HTTP existem há décadas, mas inicializar a partir do Google Drive é uma proposta bastante diferente e interessante.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário