O Google está implementando no Chrome a capacidade de pedir a senha pra abrir alguns arquivos. É isso mesmo que você leu.
Agora, o navegador vai solicitar que alguns usuários enviem senhas para arquivos suspeitos protegidos por senha, para que possam ser escaneados em busca de ameaças.
A ideia é a seguinte: quando você baixar um arquivo que o Chrome achar suspeito, ele vai pedir a senha pra abrir. Aí, o arquivo vai ser mandado pra lá para os sistemas do Google analisar.
Segundo a empresa, tanto as senhas quanto os arquivos serão excluídos logo após o processo de verificação, o que traz uma certa tranquilidade.
Além disso, eles vão dividir os avisos em dois tipos: suspeito e perigoso.
- Arquivos suspeitos, ou seja, aqueles cujo veredito de menor confiança foi dado pelo mecanismo de verificação de arquivos do Google, com risco desconhecido de danos ao usuário
- Arquivos perigosos ou aqueles com um veredito de alta confiança de que representam um alto risco de danos ao usuário
Os novos níveis são destacados por iconografia, cor e texto em uma tentativa de tornar mais fácil para os usuários distinguirem facilmente entre os diferentes níveis de risco.
“No geral, essas melhorias em clareza e consistência resultaram em mudanças significativas no comportamento do usuário, incluindo menos avisos ignorados, avisos atendidos mais rapidamente e, no geral, melhor proteção contra downloads maliciosos”, escreveram os autores do Google.
A equipe de segurança do Chrome destacou que os hackers costumam disponibilizar as senhas desses arquivos em lugares acessíveis, como a própria página de download.
Incerto se é suspeito ou perigoso? Na dúvida, é melhor deletar.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!