Chrome vai pedir a senha para abrir arquivos suspeitos

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google está implementando no Chrome a capacidade de pedir a senha pra abrir alguns arquivos. É isso mesmo que você leu.

Agora, o navegador vai solicitar que alguns usuários enviem senhas para arquivos suspeitos protegidos por senha, para que possam ser escaneados em busca de ameaças.

A ideia é a seguinte: quando você baixar um arquivo que o Chrome achar suspeito, ele vai pedir a senha pra abrir. Aí, o arquivo vai ser mandado pra lá para os sistemas do Google analisar.

Segundo a empresa, tanto as senhas quanto os arquivos serão excluídos logo após o processo de verificação, o que traz uma certa tranquilidade.

Além disso, eles vão dividir os avisos em dois tipos: suspeito e perigoso.

  1. Arquivos suspeitos, ou seja, aqueles cujo veredito de menor confiança foi dado pelo mecanismo de verificação de arquivos do Google, com risco desconhecido de danos ao usuário
  2. Arquivos perigosos ou aqueles com um veredito de alta confiança de que representam um alto risco de danos ao usuário

Os novos níveis são destacados por iconografia, cor e texto em uma tentativa de tornar mais fácil para os usuários distinguirem facilmente entre os diferentes níveis de risco.

“No geral, essas melhorias em clareza e consistência resultaram em mudanças significativas no comportamento do usuário, incluindo menos avisos ignorados, avisos atendidos mais rapidamente e, no geral, melhor proteção contra downloads maliciosos”, escreveram os autores do Google.

A equipe de segurança do Chrome destacou que os hackers costumam disponibilizar as senhas desses arquivos em lugares acessíveis, como a própria página de download.

Incerto se é suspeito ou perigoso? Na dúvida, é melhor deletar.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário