Busca do Google não foi afetada pelos novos motores de pesquisa com IA

Renê Fraga
2 min de leitura

Analisando os dados do painel de cliques da Datos, a Sonata Insights revelou que o tráfego do Google cresceu ao longo do último ano, mesmo com a chegada de novos concorrentes baseados em inteligência artificial.

Isso inclui ferramentas como o ChatGPT da OpenAI, o Copilot da Microsoft e outros motores de busca especializados.

Imagem relacionada a Busca do Google não foi afetada pelos novos motores de pesquisa com IA

Em um estudo mais detalhado feito por Rand Fishkin no Sparktoro, os números mostram que o Google experimentou um aumento de 1,4% no tráfego de desktop de maio de 2023 a maio de 2024.

Enquanto isso, a Perplexity, uma das maiores concorrentes de IA, cresceu 42% no mesmo período, mas ainda assim o Google manteve uma vantagem significativa.

Imagem relacionada a Busca do Google não foi afetada pelos novos motores de pesquisa com IA

Em maio de 2024, o Google teve uma quantidade de visitas de desktop um pouco maior do que no ano anterior, contrastando com o crescimento da Perplexity.

Os dados demonstram a diferença impressionante entre o Google e os motores de busca baseados em IA. De acordo com Rand Fishkin, o Google teve mais de 290 vezes o número de usuários de busca em comparação com a Perplexity em maio.

Enquanto o Google registrou cerca de 200 buscas por usuário por mês, a Perplexity ficou em torno de 15, o que significa que os usuários da Perplexity são aproximadamente 7,5% tão ativos quanto os usuários do Google.

Só o tempo dirá se esse domínio vai continuar. Por ora, podemos apenas admirar a força desse gigante e acompanhar de perto os próximos capítulos dessa história.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário