Na última terça-feira (6), o Ministério da Justiça e Segurança Pública tomou uma importante decisão ao enviar ofícios para as empresas Google e Apple visando aumentar a segurança dos usuários de e-mails acessados via celular.
A proposta é incluir, além das senhas tradicionais, a biometria, como impressão digital ou Face ID, como uma camada adicional de proteção.
Essa iniciativa faz parte de um esforço maior do governo para fortalecer a cooperação com as grandes empresas de tecnologia e garantir maior segurança para os cidadãos.
O secretário-executivo do ministério, Manoel Carlos de Almeida Neto, destacou que, no mundo atual, o celular se tornou uma extensão da vida pessoal, financeira e social das pessoas.
Ele lembrou que, quando um celular é roubado, a primeira ação dos criminosos costuma ser enviar um link de recuperação de senha para o e-mail da vítima, na tentativa de acessar aplicativos bancários.
“Quando penso nisso, fico preocupado com a falta de proteção nos e-mails, já que não exigem uma senha adicional ou biometria, como acontece nos aplicativos de bancos”, comentou.
Essa solicitação às gigantes da tecnologia faz parte do programa Celular Seguro, criado para combater o roubo e furto de celulares.
As parcerias com empresas como Google e Apple são vistas como essenciais nesse processo, especialmente porque o Google escolheu o Brasil para lançar novas tecnologias de proteção contra roubo de smartphones com Android.
A questão das senhas adicionais e da biometria é fundamental, pois é comum que assaltantes forcem as vítimas a desbloquear seus celulares, permitindo o acesso a informações sensíveis.
“Quando penso no risco que isso representa, fico ainda mais convencido da importância dessa medida”, reflete o secretário.
Ao serem questionadas pela imprensa, tanto o Google quanto a Apple optaram por não se pronunciar sobre o assunto.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!