Google introduz sistema de pagamentos para sites no Chrome

Renê Fraga
3 min de leitura

O Google está trazendo uma nova funcionalidade ao Google Chrome que promete mudar a forma como apoiamos criadores de conteúdo online: a Monetização na Web.

Com essa novidade, será possível fazer micro-pagamentos automáticos para sites, oferecendo uma nova fonte de receita para webmasters e editores. Essa alternativa pode complementar ou até mesmo substituir os modelos tradicionais de anúncios e assinaturas.

O melhor de tudo é que, após configurada, a contribuição ocorre de forma automática, sem a necessidade de interação direta do usuário.

Esse recurso foi pensado para viabilizar pequenas contribuições, permitindo que os usuários apoiem criadores de conteúdo sem se preocupar com altas taxas de transação.

Os sites que aderirem à Monetização na Web podem sinalizar seu suporte a essa funcionalidade utilizando um simples elemento HTML (rel=”monetization”).

<link rel="monetization" href="https://example.com/pay">

Para quem tem uma carteira digital compatível, os pagamentos são processados automaticamente à medida que o conteúdo é consumido.

Os usuários têm controle total sobre quais sites desejam apoiar e quanto desejam contribuir, garantindo uma experiência de pagamento personalizada e transparente.

Assim que uma carteira digital é configurada, todo o processo de pagamento ocorre de forma imperceptível, enquanto o usuário navega em conteúdos que aceitam essa nova forma de monetização.

Ainda que essa ideia possa parecer semelhante ao que o Brave já implementou com as contribuições de criptomoedas no Web3 ou a outras plataformas de monetização como Patreon e Ko-fi, o Google destaca que sua abordagem busca reduzir as taxas de transação e minimizar a dependência de intermediários.

“A monetização da Web é uma tecnologia da web que permite que proprietários de sites recebam micropagamentos de usuários conforme eles interagem com seu conteúdo”, explicou o Google em um documento identificado pelo BleepingComputer.

“Ele fornece uma maneira para que criadores de conteúdo e proprietários de sites sejam compensados ​​por seu trabalho sem depender apenas de anúncios ou assinaturas.”

“Notavelmente, a Web Monetization oferece dois recursos exclusivos — pequenos pagamentos e nenhuma interação do usuário — os usuários estão pagando/dando gorjetas pelo conteúdo enquanto o consomem. Ela estende o elemento HTML ao introduzir rel=”monetization”, acrescentou o Google.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário