‘Porta gigante’ na Antártida intriga usuários do Google Maps

Renê Fraga
2 min de leitura

Nas últimas semanas, uma imagem capturada pelo Google Maps tem deixado os internautas intrigados: o que parece ser uma “porta gigante” emergindo no gelo da Antártida.

A descoberta, localizada a sudeste da Estação Showa, no Japão, rapidamente viralizou e gerou uma série de teorias. Desde uma possível base secreta até a conexão com mitos como o Pé Grande, a imaginação de muitos foi longe.

Embora hoje tenhamos acesso a uma grande quantidade de informações sobre o planeta, incluindo suas regiões mais remotas, uma única imagem é capaz de despertar especulações.

No Reddit, usuários deixaram suas hipóteses, variando entre cenários fantásticos e humorísticos.

Imagem relacionada a 'Porta gigante' na Antártida intriga usuários do Google Maps

Alguns mencionaram a possibilidade de ser uma entrada para uma base subterrânea, enquanto outros sugeriram que criaturas como Cthulhu ou até personagens de filmes animados poderiam estar envolvidos.

Porém, especialistas logo se pronunciaram para trazer uma explicação mais científica. Bethan Davies, professora de Glaciologia da Universidade de Newcastle, afirmou que a “porta” nada mais é do que um iceberg que ficou preso e está derretendo.

Ela explicou que a área onde a formação foi vista é composta por gelo marítimo e ilhas, o que torna esse tipo de fenômeno comum.

Outro especialista, Martin Siegert, do Grantham Institute, corroborou a explicação. Segundo ele, o gelo na região é relativamente fino e seu padrão pode ser influenciado por ventos katabáticos e derretimentos sazonais.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário